• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

7 de dezembro de 2020

Com o final do ano se aproximando, muitas pessoas planejam viajar para tirar uns dias de folga.

Mas antes de fazer as malas, é fundamental preparar o seu carro para pegar estrada.

Realizar um checkup completo é a melhor forma de prevenir acidentes na estrada, por isso separamos o que é necessário checar para que você possa pegar a estrada com muito mais tranquilidade e sem precisar assumir riscos desnecessários. 

Conheça os veículos mais vendidos de 2020

 

Quais os tipos de revisão?

 

Existem dois tipos de revisão que você pode fazer no seu veículo. O ideal sempre é fazer uma revisão preventiva. Ou seja: não espere o seu carro apresentar um problema para fazer uma revisão corretiva. 

 

Existe uma diferença entre esses dois tipos de revisão. Confira:

  • Revisão preventiva: Como o nome já diz, é a que previne e mantém tudo em ordem, com a manutenção das peças em dia. Nesse caso, as peças já são trocadas assim que começam a demonstrar desgaste. Essa é a melhor forma de revisar principalmente quando falamos em viajar.  A falta desse tipo de manutenção gera multas bastante desagradáveis e acidentes.

 

  • Revisão corretiva: Na revisão corretiva, aquela peça que está quebrada ou com defeito é trocada. Por exemplo, se a marcha está com problemas e você for a uma oficina, ela provavelmente será trocada por uma peça nova. 
  • A revisão corretiva é feita quando for detectado o problema no carro. Não fazer a correção pode fazer a vida útil do carro ser menor.


Quais itens devo checar na revisão do veículo?

Dentre todos os componentes que fazem o veículo funcionar perfeitamente, nem todos precisam de revisão constante. No entanto, existem alguns itens que merecem uma atenção especial na hora de preparar o seu veículo para viajar.

 

A importância da calibragem correta

 

Listamos os principais itens que devem ser checados:

  • Pneus:

A forma mais eficaz de revisar os pneus é fazer a calibragem para que seja checado se não tem bolhas e desgastes. A deterioração da banda de rodagem, quando de maneira irregular, indica desalinhamento de suspensão ou uso inadequado por um longo período. Não dá pra esquecer de incluir os estepes na hora da revisão dos pneus, eles também precisam estar em boa condição de uso.

 

  • Rodas:

As rodas também precisam ser checadas, principalmente se estiverem amassadas. Se for analisado a pressão dos pneus e eles estiverem baixos, pode ser que as rodas estejam com problemas. Se você notar isso, leve seu carro a um borracheiro e aproveite para verificar se as trincas nas rodas de liga estão quebradas, se estiverem, elas precisam ser trocadas.

 

  • Sistema elétrico:

O Sistema elétrico prejudica a bateria, o motor de partida,  o alternador, entre outros. É necessário checar todas as luzes do carro, para que quando estiver na estrada tenha uma viagem tranquila. Caso esteja chovendo ou com neblina, todos esses detalhes farão a diferença para que não ocorra problemas e até acidentes mais sérios. Não esqueça de ver se as luzes do painel estão funcionando. 

 

  • Suspensão e balanceamento das rodas:

Depois de revisão as rodas e os pneus é importante revisar os alinhamentos da suspensão e balanceamento do seu carro.  Essa verificação é importante pois só descobrimos se algo está errado em situação de maior velocidade, como é o caso de uma viagem na estrada. Um dos sintomas de desbalanceamento são as vibrações nos volantes, também dá pra perceber o problema com pequenos barulhos, como se algo tivesse solto.

 

  • Equipamentos de segurança:

É importante ter o kit de segurança completo, verifique se o macaco, o triângulo, entre outras ferramentas estão em boas condições de uso e as guarde de forma correta dentro do veículo. 

 

  • Para-brisas:

Os limpadores precisam estar em boa condição de funcionamento. As palhetas devem estar fluindo corretamente nos vidros traseiros e dianteiros do veículo para que você tenha uma boa visão. É importante ver se elas estão ressecadas. Se possuir ar condicionado, é bom ter um paninho e um spay anti embaçante. 

 

  • Freios:

É importante que o freio esteja em ótimo estado para que não ocorra acidentes, principalmente em estradas onde a velocidade é maior. Os freios são um dos itens mais importantes na hora da revisão de um carro, realize sempre uma revisão preventiva para conferir os discos as pastilhas.

 

  • Fluídos: 

Em relação aos fluidos é importante que eles estejam dentro do prazo de troca e no nível correto, verifique se existe vazamentos. Não esqueça de olhar o óleo do motor, direção hidráulica, transmissão, embreagem e os filtros. Abasteça em postos confiáveis e não deixe o combustível por muito tempo parado. 

 

Feita a revisão, você já está pronto para fazer as malas e pegar estrada!

 

Está buscando qualidade e segurança para seu veículo? Faça uma cotação agora mesmo!