• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

22 de setembro de 2020

Uma das práticas mais perigosas no trânsito é a ultrapassagem, pois envolve um ou mais carros e também envolve a velocidade que o condutor precisa utilizar para realizar a manobra. 

Esta operação requer uma atenção especial do motorista e só pode ser realizada em uma velocidade permitida para garantir a segurança dos demais motoristas e passageiros. 

Se o deslocamento for concluído de maneira incorreta ou o limite de velocidade for excedido, o motorista pode ficar desorientado e sair da pista em alguns milissegundos, resultando em acidentes graves, como capotamentos ou bater em outros veículos. 

Sendo assim, a Arena separou algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento que requer tanta atenção. Confira:

 

Locais proibidos e permitidos   

Antes de decidir ultrapassar outro carro, esteja atento às sinalizações de trânsito das ruas e principalmente rodovias. 

 

As faixas na pista também indicam se é permitido ou não a realização dessa manobra. 

 

Portanto, é proibido ultrapassar em faixa contínua, por isso, antes de fazer a manobra certifique-se que a faixa seja tracejada. 

 

Leia também: 5 dicas para evitar problemas com o seu carro no inverno 

 

Em vias de mão dupla, existem áreas nas quais há uma faixa contínua e outra traçada no chão. Nesse caso, a sinalização tracejada indica sentido no qual esse tipo de passagem pode ser efetuado. 

 

Sendo assim, nunca faça a ultrapassagem pela direita e também não use o acostamento para trafegar. Este espaço serve somente para casos de emergência e também pode gerar acidentes gravíssimos, pois como não é o local adequado para realizar a manobra, outros motoristas podem não estar esperando isso de você. 

 

Em passagens com perímetro urbano, viadutos e pontes é proibido cruzar a frente de outro automóvel. Ainda mais se o local apresentar curvas ou não permitir uma boa visibilidade.

 

Sinalize com segurança

 

Antes de realizar a manobra, sempre se questione é realmente necessária a ultrapassagem naquele momento. Caso considere que sim, sempre preste atenção nas condições gerais do trânsito. 

 

Verifique se o espaço disponível para executar a passagem é suficiente e seguro. 

 

Veja também: Já pensou em ter um carro por assinatura? 

 

Em seguida, dê o sinal de que irá mudar de faixa e faça o movimento. Se tiver dúvidas sobre a possibilidade de transitar sem riscos na via contrária, não faça o corte. 

 

Caso resolva realizar ainda assim, após tomar a frente do outro carr, retorne à faixa correta o mais rápido possível, porém sem ultrapassar o limite de velocidade da via permitido.

 

Tenha paciência

 

Para sua segurança e a de todos ao seu redor, mantenha a calma ao realizar ultrapassagens e lembre-se de sempre analisar as condições de tráfego. Só assim você poderá evitar completamente preocupações com acidentes.

 

E aí, gostou desse post? Então fique ligado que toda semana tem um conteúdo novo criado exclusivamente para você.

Veja também: Como preparar o carro para ser transportado