• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

13 de novembro de 2020

Ser proprietário de um veículo exige uma postura de muita responsabilidade. Seja qual for o tamanho, é preciso estar atento em todos os detalhes mecânicos do veículo.

 

Ao enfrentar problemas no carro, muitas pessoas se desesperam. E a primeira solução sempre é procurar um mecânico para auxiliar na resolução. É muito importante ter ajuda especializada em veículos para deixar o seu carro seguro e funcionando perfeitamente. 

 

Mas a verdade é que existem cuidados que você deve ter ANTES que o seu veículo apresente problemas.

Dicas para aumentar a vida útil da embreagem - Widmen - Dicas Automotivas

Para o funcionamento perfeito e o aumento da longevidade do veículo, é preciso estar atento aos cuidados com a embreagem do carro. 


 

Para que serve a embreagem do carro?

 

Ela exerce a função de unir o eixo que movimenta o motor com o eixo que movimenta as rodas. Além disso ela controla a velocidade do motor para que assim ele não morra quando for trocar as marchas. Em resumo, a embreagem é um filtro regulador da força do motor. 

 

Por isso, separamos algumas dicas e cuidados importantes que você deve ter com a embreagem do seu carro!

 

Carro engrenado parado

 

Isso é uma ação que deve ser evitada. O ideal é deixar o carro parado em ponto morto quando o motorista parar em um sinaleiro, assim não é acionado o pedal da embreagem.

Leia também: A importância da calibragem correta 

 

Não deixe o pé descansando no pedal

 

É importante não deixar o pé no pedal da embreagem, isso pode afetar o platô do disco o que causará a sua lixação. O desgaste acontecendo, superaquece o sistema. 

 

Locais inclinados

 

Quando o motorista se encontra em uma subida, por exemplo, não é bom utilizar a embreagem e o acelerador para controlar o veículo. O indicado é utilizar o freio de mão nessas situações. 

 

Arrancar em segunda marcha

 

Isso é algo que nunca deve ser feito. O ideal é sempre utilizar a primeira marcha e depois as outras. A marcha sempre deve ser trocada quando o motorista reduz ou aumenta a velocidade, e ser trocada sempre na ordem da rotação do motor. 

 

Cuidado com o peso

 

É comum que quando você vá viajar acabe carregando mais do que o indicado no porta-malas fazendo com que o peso fique sobre a suspensão do carro. 

 

Os prejuízos com isso podem ser grandes, como: os amortecedores sofrerão danos, as borrachas das suspensões sofrerão desgastes, pode haver vazamento de óleo, deterioração dos pneus. É um detalhe em que é necessário prestar atenção na hora de viajar.

Veja mais: Aprenda a fazer uma baliza corretamente