• Fale Conosco (41) 3284-5252

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

13 de novembro de 2020

Ser proprietário de um veículo exige uma postura de muita responsabilidade. Seja qual for o tamanho, é preciso estar atento em todos os detalhes mecânicos do veículo.

 

Ao enfrentar problemas no carro, muitas pessoas se desesperam. E a primeira solução sempre é procurar um mecânico para auxiliar na resolução. É muito importante ter ajuda especializada em veículos para deixar o seu carro seguro e funcionando perfeitamente. 

 

Mas a verdade é que existem cuidados que você deve ter ANTES que o seu veículo apresente problemas.

Dicas para aumentar a vida útil da embreagem - Widmen - Dicas Automotivas

Para o funcionamento perfeito e o aumento da longevidade do veículo, é preciso estar atento aos cuidados com a embreagem do carro. 


 

Para que serve a embreagem do carro?

 

Ela exerce a função de unir o eixo que movimenta o motor com o eixo que movimenta as rodas. Além disso ela controla a velocidade do motor para que assim ele não morra quando for trocar as marchas. Em resumo, a embreagem é um filtro regulador da força do motor. 

 

Por isso, separamos algumas dicas e cuidados importantes que você deve ter com a embreagem do seu carro!

 

Carro engrenado parado

 

Isso é uma ação que deve ser evitada. O ideal é deixar o carro parado em ponto morto quando o motorista parar em um sinaleiro, assim não é acionado o pedal da embreagem.

Leia também: A importância da calibragem correta 

 

Não deixe o pé descansando no pedal

 

É importante não deixar o pé no pedal da embreagem, isso pode afetar o platô do disco o que causará a sua lixação. O desgaste acontecendo, superaquece o sistema. 

 

Locais inclinados

 

Quando o motorista se encontra em uma subida, por exemplo, não é bom utilizar a embreagem e o acelerador para controlar o veículo. O indicado é utilizar o freio de mão nessas situações. 

 

Arrancar em segunda marcha

 

Isso é algo que nunca deve ser feito. O ideal é sempre utilizar a primeira marcha e depois as outras. A marcha sempre deve ser trocada quando o motorista reduz ou aumenta a velocidade, e ser trocada sempre na ordem da rotação do motor. 

 

Cuidado com o peso

 

É comum que quando você vá viajar acabe carregando mais do que o indicado no porta-malas fazendo com que o peso fique sobre a suspensão do carro. 

 

Os prejuízos com isso podem ser grandes, como: os amortecedores sofrerão danos, as borrachas das suspensões sofrerão desgastes, pode haver vazamento de óleo, deterioração dos pneus. É um detalhe em que é necessário prestar atenção na hora de viajar.

Veja mais: Aprenda a fazer uma baliza corretamente