• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

15 de janeiro de 2021

As despesas com combustível impactam significativamente no orçamento doméstico, não é mesmo? E isso se intensifica se você precisa utilizar o veículo diariamente, para trabalhar ou estudar.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas simples de como economizar combustível. Confira!

Faça manutenções periódicas

Estar com a manutenção do seu veículo em dia ajuda e muito a economizar, pois evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente.

A troca do filtro de ar, por exemplo, garante que o ar necessário para a combustão chegue puro à câmara. Se esse filtro está entupido, as impurezas dificultam a entrada de ar no motor, o que eleva o consumo de combustível.

A vela também é outro componente que influencia no consumo. Caso ela esteja desgastada, a queima de combustível fica irregular e o sistema de ignição injeta mais combustível para produzir a força que o carro necessita.

Confira alguns itens essenciais para verificar em todas as suas revisões:

·         Motor;

·         Troca de óleo;

·         Troca de filtros de óleo, ar e combustível;

·         Situação de cabos e velas;

·         Pneus;

·         Embreagem.

Leia também: Vai viajar? Já conferiu se o seu veículo está em perfeitas condições?

Mantenha os pneus calibrados, balanceados e alinhados

Os pneus também têm grande influência na segurança e no consumo de combustível.

Quando os pneus estão descalibrados, existe um atrito maior com a superfície e o consumo pode aumentar em até 3%. Pode parecer pouco, mas com o tempo, isso faz a diferença.

Por isso, é ideal mantê-los sempre calibrados, balanceados e alinhados, de acordo com as recomendações do fabricante.

Uso do ar condicionado x janelas abertas

Usar ar condicionado ou janela aberta? Ambos aumentam um pouco mais o consumo.

Com as janelas abertas, o ar entra no veículo e aumenta a resistência aerodinâmica, exigindo mais energia para o deslocamento e, consequentemente, maior gasto de combustível.

O ar condicionado, por sua vez, está diretamente ligado ao consumo, já que o equipamento é operado pelo motor.

Por isso, a dica mais econômica é: quando a velocidade do veículo for maior que 70 km/h, opte pelo ar condicionado. Já em velocidades menores, a janela aberta é a melhor opção.

Evite utilizar o ponto morto com o carro em movimento

Antigamente, era um hábito muito comum utilizar o ponto morto com o carro em movimento, na tentativa de economizar combustível, principalmente em descidas.

Entretanto, essa prática nada segura deve ficar no passado.

Hoje, os veículos contam com a injeção eletrônica, que gerencia de forma automática o uso de combustível. Com isso, mesmo que a marcha esteja engatada, o sistema não injeta combustível se não for necessário.

Portanto, se quiser economizar, a melhor opção é manter o carro engatado na marcha mais alta possível e não usar o acelerador.

Evite excesso de carga

Quanto mais pesado o carro estiver, maior será o gasto de combustível. Por isso, evite carregar excesso de carga ou objetos pesados sem necessidade, pois isso também poderá impactar no seu bolso.

Evite práticas de direção inadequadas

O modo que o motorista conduz o veículo também reflete no consumo de combustível.

Por isso, é importante trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.

Outra dica valiosa é evitar acelerar e frear bruscamente. Além de economizar combustível, você também diminui os riscos de acidentes e evita desgaste desnecessário de diversos componentes.

Ao implantar essas práticas simples, você certamente já sentirá o reflexo no seu bolso.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog!