Quando falamos no transporte de veículos, planejar cada detalhe faz toda a diferença para o sucesso da logística, especialmente a documentação.
Avaliar se todos os itens estão de acordo com o exigido pelos órgãos fiscalizadores e, caso não estejam, tomar as medidas necessárias para garantir o transporte de acordo com o planejamento, otimizando o processo com burocracias inerentes a este tipo de serviço.
E apesar de parecer algo muito complexo, reunir todos os documentos necessários para a realização do transporte com segurança e dentro da lei, é algo simples. Confira abaixo, quais são eles e como se organizar para que a logística saia como planejado:
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Registro geral (RG)
Pode parecer algo óbvio, no entanto, o documento de identificação do proprietário do veículo é essencial para a contratação do transporte de veículos.
Comprovante de Residência
O comprovante de residência é qualquer documento que comprove que o cidadão tem uma residência fixa, seja ela própria ou alugada. Serve para evitar fraudes e garantir à entidade que o cidadão poderá ser encontrado, caso seja necessário, para cobranças ou outros procedimentos.
Normalmente, para a efetivação do contrato de transporte de veículos, solicita-se que o comprovante de residência não tenha data de emissão mais de 90 dias, ou 3 meses antes da data em que é apresentado à entidade. Recomenda-se que no comprovante de residência conste o mesmo CPF do responsável pela requisição do serviço.
Certificado de Registro e Licenciamento do veículo (CRLV)
O CRLV, também conhecido como licenciamento, é obrigatório a todos os tipos de automóveis usados no transporte de cargas e diz respeito ao proprietário dos veículos. A principal função é comprovar que as obrigações legais exigidas estão em dia e com a autorização devida para transitar na realização do serviço.
Importante frisar que, se o motorista responsável pela condução for parado em uma fiscalização e não estiver de posse da documentação, a carga pode ser apreendida.
Contratação de Coleta ou Entrega
Ao realizar a contratação de serviços de transporte do seu veículo, além da documentação acima, também é necessário que o contratante informe os dados de onde o veículo será coletado e onde será entregue, além dos dados do responsável pela entrega e recebimento da carga.
Como você pode observar, a documentação exigida para realizar o transporte do seu veículo é algo simples, mas faz toda a diferença para garantir um bom processo administrativo e logístico.
Além disso, é por meio desses documentos juntamente ao contrato firmado com a transportadora, que vai garantir que o seu veículo seja transportado com segurança e dentro da lei.
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