• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

11 de dezembro de 2019

Esses três modelos oferecerem prós e contras, o que pode gerar algumas dúvidas na hora da sua escolha. Pensando nisso, vamos elucidar as principais questões que envolvem o sistema de transmissão dos automóveis. Entre câmbio automático e manual, qual escolher? Vamos entender mais sobre esse tema, a seguir!

O câmbio, também chamado de transmissão, é responsável por distribuir a potência do motor para as rodas. Dessa forma, esse componente é utilizado para o controle da velocidade do carro e é essencial à segurança do motorista e passageiros.

O câmbio manual

A forma de transmissão manual funciona através de um conjunto de engrenagens que são controladas pelo motorista. O condutor seleciona manualmente a velocidade e potência através da embreagem, que definem as marchas.

Um dos benefícios desse modo de câmbio é a economia: quando manual, a transmissão consome menos gasolina e a manutenção é bem mais barata. Por outro lado, o câmbio manual pode ser considerado desconfortável por muitos motoristas, principalmente os que dirigem por longos trajetos ou em grandes cidades, pois precisam mudar a marcha com maior frequência.

O câmbio automático

O câmbio automático vem ganhando destaque no mercado e se tornando um item valorizado nos automóveis. Como o nome sugere, não é necessário o controle pela embreagem. Esse sistema de transmissão possui um conversor de torque que funciona com base na pressão que o pé faz no acelerador, além de fatores como a carga do veículo e situação do terreno. Dessa forma, a mudança de marcha é feita automaticamente, sem a necessidade do pedal de embreagem.

As principais vantagens do câmbio automático são: conforto, praticidade e durabilidade, mas, por outro lado, oferece menos economia. Um automóvel com sistema de transmissão automático vai consumir mais gasolina do que outro do mesmo modelo, porém com câmbio manual. Além disso, o valor de compra do veículo que possui câmbio automático é maior.

Existe outra opção? Conheça o câmbio automatizado

 

Há ainda o câmbio automatizado, você já ouviu falar? Esse modo de transmissão é uma mistura entre o automático e manual. Funciona da seguinte forma: existe a alavanca para fazer a troca de marchas, porém, ao invés do pedal de embreagem, há sensores de velocidade que identificam quando há a necessidade de mudança. É mais confortável e prático. Em relação ao preço, fica entre as opções de câmbio manual e automático.

 

Como escolher o melhor câmbio para seu carro?

 

Antes de escolher o sistema de transmissão do veículo, você precisa fazer um balanço das suas principais necessidades. Se busca conforto, o câmbio automático ou automatizado são os mais recomendados! No entanto, se procura economia, a versão manual segue sendo a melhor opção para você.

 

Depois de conhecer mais sobre os tipos de sistema de transmissão dos automóveis, vai ficar mais fácil optar pelo que melhor se adapta às suas necessidades. Independente do escolhido, lembre-se que a Arena Transautos oferece o transporte do seu veículo para qualquer local do Brasil! Os veículos são assegurados pelo melhor seguro Carga Allianz e você pode contar com a experiência de mais de 20 anos!