• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

10 de agosto de 2020

Ar condicionado deve ser ligado mesmo no inverno

 

Em dias quentes, os aparelhos de ar condicionado são considerados equipamentos essenciais, mas nem todos se lembram desse "adicional" que é tão importante no inverno.

 

Nos períodos de temperaturas baixas, como agora, o sistema do ar condicionado serve para desembaçar os vidros e também para aquecer o interior do veículo, deixando sua viagem mais agradável e confortável.

 

Vidros Embaçados

 

Quando a temperatura externa se aproxima de 10°C, a cabine do motorista consequentemente também esfria, principalmente quando o veículo estiver parado. 

Leia também: 5 dicas para evitar problemas com o seu carro no inverno

Isso ocorre porque as janelas possuem um isolamento ruim, por conta do material utilizado para a fabricação dos vidros. 

Portanto, um dos efeitos colaterais mais comuns nesse momento é que os vidros tendem a embaçar. 

 

Dessa forma, dependendo do dia, logo nos primeiros minutos que o condutor entrar no veículo e estiver segurando o volante, ele sentirá um leve ou gradativo desconforto para dirigir. 

 

Caixa de ar

O segredo é controlar a temperatura circulante no ar do veículo pelo painel. 

A princípio o funcionamento é muito simples. Há um pequeno trocador de calor dentro da caixa de ar. Como esse da imagem. 

A água quente do motor passa pelo trocador de calor e transfere o calor para o ar que circula dentro do veículo. 

Sendo assim, quando o motor arranca, o ar não pode ser aquecido. No entanto, alguns minutos após a partida, você poderá sentir uma diferença de temperatura no ar de ventilação, que está voltado para o ar quente. 

Portanto, o seletor de temperatura que está no painel é responsável por circular ou não circular a água quente no trocador de calor, que aquecerá ou não o ar interno.

 

Aquecendo

 

Para aquecer o interior do veículo, a nossa dica é direcione a saída de ar para a região dos pés e o painel. 

Com isso, tanto as mãos quanto os volantes ficarão mais aquecidos. Pois, o ar enviado à parte inferior completa o aquecimento de todo o interior do veículo. 

Já em casos de embaçamento de vidros, o ideal é direcionar a saída do ar para o pára-brisa e aumentar a velocidade do ar.  

Sendo assim, o ventilador irá acelerar a função de desembaçamento, pois a função irá retirar a umidade do interior do veículo.   

 

Dica Extra 

 

Mesmo que não seja necessário aquecer a cabine, é recomendável ligar o ar condicionado ao menos uma vez por semana. Isso evita o ressecamento das mangueiras do veículo e mantém o sistema interno bem lubrificado.

 

Gostou desse conteúdo? Então, fique sempre por dentro de mais dicas e notícias em nosso blog