• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

2 de outubro de 2019

6 dicas para cuidar da sua moto da melhor forma possível

 

Motocicletas são veículos apaixonantes, que geralmente despertam bastante apego em seus donos. Quando uma pessoa compra uma moto nova, quer que o transporte dure o máximo de tempo possível, com qualidade, beleza e sem a necessidade de fazer muitas reformas. 

 

A paixão é tão grande que dá origem à festivais, clubes e outros encontros de apaixonados pelo veículo! Como são companheiras do dia a dia, as motocicletas demandam uma série de cuidados para ficarem sempre bem conservadas. Por isso, separamos seis dicas para você cuidar da sua moto da melhor forma possível, confira:

 

1) Observe os freios

 

Seja o freio a tambor ou a disco, é importante verificar frequentemente o funcionamento deles. Os freios são uma das peças principais da moto e responsáveis pela segurança do motociclista.

 

O sistema de freios precisa estar sempre lubrificado, com níveis de fluido adequados, pois a falta de lubrificação pode gerar o desgaste das pastilhas. Mantenha o sistema de freios regulado e lubrificado!

 

2) Fique de olho nos pneus

 

Observe o estado dos pneus da sua moto. Estão desgastados? Apresentam algum tipo de falha? Mesmo estando em perfeito estado, eles precisam ser calibrados regularmente. Essa medida diminui o consumo de combustível, além de melhorar o desempenho do motor e ser fundamental para a segurança do veículo. O ideal é que os pneus de uma moto sejam calibrados duas vezes por mês.

 

3) Verifique o funcionamento da parte elétrica

 

Luzes fracas? Dificuldades para ligar a moto? Esses podem ser sintomas de que a bateria, principal componente da parte elétrica, não está funcionando muito bem. É importante observar a quantidade de água presente e se a bateria está com o nível de solução adequado para o seu bom funcionamento.

 

 

4) Lubrifique a corrente

 

A corrente de uma motocicleta é responsável por enviar a força do motor para as rodas. Essa ferramenta necessita de lubrificação com frequência, para manter o funcionamento em dia.

Muitos fabricantes de motos recomendam lubrificar a corrente a cada 500 km circulados. Por isso, fique atento e sempre que houver necessidade, faça esse procedimento.

 

5) Troque o óleo do motor

 

O óleo serve para conservar as peças do motor, livrando-as da sujeira e corrosão. Dessa forma, é importante que esse fluido seja trocado em determinados intervalos de tempo. O mais recomendável é que a substituição aconteça a cada 3.000 km rodados.

 

6) Cuide da pintura

 

Por mais que pareça um algo superficial, cuidar da pintura preserva o valor da moto e evita desgastes. Existem algumas formas de cuidar da pintura, por exemplo:

 

Invista em tinta sólida com verniz, pois é mais resistente e ainda deixa a moto mais bonita. Para preservar a moto, principalmente do sol e chuva, aplicar cera automotiva e fazer uso de capas são boas dicas!

 

Viu como é simples cuidar da sua moto? Alguns passos podem parecer desnecessários, mas todos eles são importantes para conservar o seu veículo, companheiro de aventuras, em bom estado!

 

A Arena Transautos é especialista em transporte de motocicletas! As motos que são transportadas pela Arena, de ponta a ponta no Brasil, são muito bem cuidadas e nossa equipe é completamente preparada para te atender.

Peça uma cotação em segundos.